CADMUT impede novos financiamentos?


O CADMUT é um cadastro mantido pela Caixa Econômica Federal mas que é utilizado por todas as instituições financeiras. A sigla é a abreviação de Cadastro Nacional de Mutuários e, tem por objetivo, proteger o sistema financeiro nacional. O grande problema é que muita gente acaba confundindo o CADMUT com o cadastro de inadimplentes do SCPC ou SERASA. Esse artigo visa esclarecer o verdadeiro objetivo deste cadastro e o porquê o seu nome pode estar incluído nele.


Toda vez que alguém faz um financiamento imobiliário ou é contemplada em algum programa habitacional seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) é colocado neste banco de dados. Na prática, o CADMUT é um cadastro de mutuários, onde são listados todos os consumidores com financiamentos imobiliários e/ou habitacionais.

Ele impede, por exemplo, que uma pessoa contraia dois ou mais financiamentos ao mesmo tempo, que poderá elevar o risco de inadimplência. Observe que ele não é um cadastro restritivo, a decisão de aprovar ou não o crédito será sempre da instituição financeira. Dependendo da renda do interessado pode não ser possível contrair dois financiamentos ao mesmo tempo, daí a restrição do cadastro.

Outro objetivo é impedir que uma mesma pessoa seja contemplada mais de uma vez nos programas habitacionais do Governo, tal como: Minha Casa, Minha Vida, CDHU, COHAB, etc. Se uma pessoa tem um imóvel ou já foi beneficiada anteriormente ela não pode ser atendida novamente.

Exclusão do nome do CADMUT – Caso considere que seu CPF foi incluído indevidamente no CADMUT basta entrar em contato com a instituição financeira que incluiu seu financiamento no banco de dados. Caso não tenha essa informação consulte à Caixa Econômica Federal. Normalmente, o mutuário é excluído, automaticamente, do banco de dados quando o financiamento termina, ou seja, quando ocorre a quitação de todas as parcelas.

É importante lembrar que o CADMUT não é um cadastro de inadimplência, ele apenas comprova que você é mutuário de algum financiamento. A decisão de aprovar ou não o seu crédito é tomada pelas instituições financeiras, sendo o CADMUT apenas uma ferramenta de análise de crédito mantida para proteger o sistema financeiro nacional.

Caso sua renda seja compatível não impede de contratar dois ou mais financiamentos em simultâneo.
0 comentários:
Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...