Linha de financiamento imobiliário pró-cotista da Caixa

Nova linha de financiamento é dirigida para o trabalhador que tem conta ativa no FGTS, por meio dela é possível ter acesso a uma taxa de juros diferenciada.

Na última sexta-feira (24) a Caixa Econômica Federal anunciou a liberação de R$ 4 bilhões em crédito para o financiamento de imóveis (novos e usados), trata-se da criação da linha Pró-cotista do FGTS, por meio dela os cotistas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço poderão financiar uma casa ou apartamento com taxas a partir de 7,85% ao ano e prazo de até 360 meses (trinta anos) para pagar. A nova linha já está disponível para contratação nas agências e correspondentes bancários, permitindo o financiamento de até 85% do valor do imóvel.

O Financiamento Imobiliário Pró-cotista é exclusivo para o trabalhador que possui conta ativa no FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) com, no mínimo, trinta e seis contribuições. Caso a conta esteja desativada é necessário que o saldo seja, de, pelo menos, 10% do valor do imóvel ou da escritura (aquele que for maior).

A contratação estará disponível para financiamentos de até R$ 400 mil (quatrocentos mil reais). A taxa de juros poderá variar de acordo com o perfil do cliente, sendo informado no momento da contratação. Como o teto de financiamento é de 85% do valor do imóvel, então a entrada exigida é de, pelo menos, 15% do valor do imóvel.


  • Nome da linha de financiamento: Pró-cotista do FGTS
  • Público-alvo: cotistas do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço);
  • Requisitos para acesso: Conta ativa no fundo e com, pelo menos, 36 contribuições. Ou saldo de, no mínimo, dez por cento do valor do imóvel ou da escritura (aquele que apresentar maior valor);
  • Financiável: casas ou apartamentos (novos ou usados);
  • Prazo de financiamento: até 360 meses (30 anos);
  • Taxa de juros: varia de 7,85% a 8,85% ao ano;
  • Percentual financiável: até 85% do valor do imóvel;
  • Entrada mínima exigida: 15% do valor do imóvel;


A taxa de juros da linha cotista é uma das menores do mercado, entretanto a linha de financiamento é válida apenas a aqueles que possuem conta no Fundo de Garantia com mais de trinta e seis contribuições (3 anos) – seguidas ou não. Caso a conta esteja desativada será necessário que o saldo existente seja de, pelo menos, dez por cento do valor do imóvel em que deseja financiar.

Cabe salientar que a linha pró-cotista não faz parte do programa Minha Casa Minha Vida, trata-se de uma linha de crédito independente da Caixa Econômica Federal (CEF).
0 comentários:
Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...