Autônomo também pode financiar um imóvel - confira dicas

Os autônomos e profissionais liberais também podem financiar uma casa ou apartamento, mas para isso é preciso tomar algumas providências para facilitar a análise de crédito, até porque nem sempre o profissional liberal têm o comprovante de seus rendimentos, isso porque a maioria trabalha por conta própria. Neste artigo damos algumas dicas para que você possa ser visto com bons olhos pelas instituições bancárias.


Quem declara o Imposto de Renda (IR) pode usar o documento no lugar do holerite ou contracheque. Mesmo que não declare seus rendimentos para a Receita Federal é possível conseguir a aprovação de seu crédito, desde que você tenha um bom corretor ou gerente, eles poderão articular ao seu favor junto a instituição.

Faça um Decore

O Decore é um documento importante para profissionais autônomos e/ou liberais, ele serve para comprovar toda a renda de um indivíduo. Ele deve ser emitido por um profissional de contabilidade, sendo que com ele é possível comprovar renda em praticamente qualquer lugar, isso porque juridicamente o documento têm a mesma validade que um comprovante de renda, apresenta até mais credibilidade pois ele é reconhecido por um contador.

Para fazer um decore basta procurar um contador de sua confiança, ele levantará todos os seus rendimentos, assinando o documento e dando fé ao que você declarou. Normalmente os contadores são bastante rígidos na emissão desse documento, isso porque ele leva o nome do contador que o emitiu, fazendo necessária a comprovação dos rendimentos que ali estão mencionados.

O custo do documento varia de acordo com o contador e com a renda que será certificado. Normalmente este documento não custa mais do que quatrocentos reais.

Deposite no Banco todo seu dinheiro

Uma das principais dificuldades de se comprovar a renda de um profissional autônomo ou liberal é a dificuldade em se comprovar a renda por meios legais, isso porque normalmente o profissional autônomo movimenta mais o dinheiro em espécie, o dinheiro nem chega a circular pelo banco.

A maioria dos bancos hoje aceita o histórico de movimentação de conta dos últimos seis meses como comprovante de renda, então a dica é depositar todo seu dinheiro no banco para que seja gerada movimentação do dinheiro que declara receber.

Por exemplo, caso queira financiar pela Caixa Econômica Federal abra uma conta na instituição e movimente seu dinheiro pelo banco, dessa forma o gerente verá que você realmente têm uma movimentação compatível com a que declara.

Inscreva-se no Cadastro Positivo

O Cadastro Positivo é novo e ainda pouco conhecido, ele nada mais é do que o Cadastro de Bom Pagador, por meio dele é possível ter acesso à linha de créditos com juros menores, isso porque ele mostra toda a sua movimentação positiva (é o contrário do cadastro de inadimplentes).

As três dicas mencionadas nessa matéria podem ser vitais para aqueles que querem conseguir um financiamento imobiliário, mesmo sendo autônomo ou profissional liberal é possível, mas para isso é preciso “preparar-se”, manter um bom relacionamento com a instituição que deseja financiar, até para conseguir uma boa taxa de juros.
0 comentários:
Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...