Ter carro no nome atrapalha o financiamento pelo Minha Casa?

Se você pretende realizar um financiamento de uma casa ou apartamento através do Minha Casa Minha Vida do Governo é muito importante que conheça as regras para participação, no post de hoje o blog esclarecerá uma dúvida enviada com regularidade pelos leitores, trata-se do fato de ter um carro ou outro tipo de automóvel financiado, será que isso pode impedir de participar do MCMV? Na maioria dos casos isso não gera nenhum problema, porém em algumas situações pode sim impossibilitar o financiamento para compra de um imóvel, pois as parcelas do automóvel comprometeram sua renda, oque poderá dificultar a aprovação na análise de risco.

Comprometimento da renda

Caso você tenha qualquer tipo de financiamento no nome, seja ele, moto, carro, material de construção, eletrodomésticos, etc, isso poderá ser avaliado pelo banco financiador. No caso do Minha Casa, Minha Vida, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil (BB) deverá analisar se o valor da prestação cabe no seu orçamento.

Será que você suportaria pagar os dois financiamentos ao mesmo tempo (automóvel e imóvel)? Qual a porcentagem que as prestações são comprometidas dentro de seu orçamento?

Com base nessas informações o banco financiador montará o seu perfil de risco, o que poderá influenciar na decisão de aprovação ou recusa de crédito.

Já ter um financiamento imobiliário gera eliminação no Minha Casa, Minha Vida! Atenção, se você tiver um imóvel financiado (casa ou apartamento) não será possível financiar pelo MCMV. O programa habitacional é destinado exclusivamente para moradia própria e só pode ser utilizado para a compra da primeira habitação. Se você já tem imóvel ou já foi beneficiado por programas habitacionais não poderá participar do MCMV.

Sou baixa renda, posso ter carro e financiar pelo Minha Casa, Minha Vida?
Poder você pode, porém é preciso que o carro seja compatível com a sua renda, se você declara ter uma renda inferior a R$ 1,6 mil, porém tem um financiamento de um carro de R$ 50 mil, isso certamente vai gerar uma grande desconfiança na instituição financeira que analisará o seu financiamento, pois as parcelas são incompatíveis com a baixa renda declarada.

Conclusão

Ter um veículo financiado poderá influenciar na análise do financiamento, isso porque o banco saberá que a sua renda já está comprometida com o custo do automóvel. Lembre-se que ter um veículo não inclui diversos custos, tais como: combustível, manutenção, IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), etc.
0 comentários:
Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...