O que é o CADMUT - Cadastro Nacional de Mutuários?

Um dos momentos mais burocráticos em nossa vida é quando tentamos adquirir uma casa, apartamento ou terreno por meio de um financiamento, isso porque é preciso apresentar diversos documentos, além de ter o nome consultado em cadastro de devedores e órgãos de proteção ao crédito. Nesta matéria o blog habitação vai falar de um cadastro que quase ninguém tem conhecimento, trata-se do CADMUT, que é o chamado Cadastro Nacional de Mutuários, ele é frequentemente confundido com o cadastro de inadimplentes, mas saiba que ele não é nada disso, trata-se de um banco de dados mantido pela Caixa Econômica Federal através do SICDM no qual constam o nome de todos aqueles que adquiriram um imóvel através de financiamento e/ou subsídio.

Ter o nome inclusivo no Cadastro Nacional de Mutuários (CADMUT) não significa que a pessoa é inadimplente, significa apenas que ela adquiriu uma casa, apartamento, terreno ou material de construção através de um financiamento imobiliário. O cadastro serve para informar os bancos e instituições financeiras que você ainda possui um financiamento em andamento com outra instituição, dessa forma é possível proteger o sistema de crédito, uma vez que a informação que o interessado é detentor de um financiamento constará no banco de dados.

O simples fato de ter o nome no CADMUT não impede que o cidadão adquira um novo imóvel por meio de financiamento, porém ele pode ser um dificultador, uma vez que a instituição levará o cadastro em conta no momento que tentar contrair um novo financiamento. Caso você tenha renda suficiente não há nenhum problema de fazer dois ou mais financiamentos em simultâneo, a aprovação da compra financiada acontecerá por meio da instituição financeira, conforme critério de análise de crédito ao consumidor.

Retirada do nome do CADMUT – Caso seu nome esteja incluso no cadastro, saiba que não é possível solicitar a retida antes da quitação do financiamento imobiliário, isso porque você continua sendo um mutuário de alguma instituição financeira. Após a quitação de todas as parcelas o nome deve ser retirado pelo banco no qual você contraiu o financiamento, caso isso não aconteça, entre em contato com ele para solicitar a baixa do cadastro.

Consulta – Pela internet a Caixa Econômica Federal disponibiliza uma ferramenta no qual é possível consultar se seu nome está incluso no Cadastro Nacional de Mutuários, para consultar acesse www.sicdm.caixa.gov.br e faça login com seu usuário e senha, caso não disponha destes dados, basta realizar gratuitamente o seu cadastro no site da CEF.

Um comentário:

  1. Ola boa tarde gostaria de saber a data e o meis que sair o resutatdo dos sorteios da minha casa minha vida ...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...