Método inovador de construção de casas é usado pela COHAB de Curitiba

A COHAB de Curitiba entregou nesta quinta-feira (30) quatro casas voltadas para famílias de baixa renda que viviam em áreas de risco, essas novas moradias contam com um método construtivo inovador, cuja tecnologia é inédita no Brasil, sem usar tijolos e cimento, as novas habitações são erguidas em até 48 horas, além disso o sistema minimiza em até 28% as perdas com material. As casas foram doadas por uma empresa privada responsável pela tecnologia, para que a Companhia de Habitação possa testar o novo método na construção de novos empreendimentos de habitação popular, como por exemplo o Minha Casa, Minha Vida.
Foto: Cesar Brustolin/SMCS


O novo sistema apresenta muitas vantagens em relação ao método convencional. É possível, por exemplo, construir uma nova casa em menos de 48 horas, algo que seria impossível no método convencional. A sustentabilidade também é uma grande preocupação da empresa, pelo método convencional perde-se aproximadamente trinta por cento do material, pelo novo método construtivo esse percentual é reduzido para dois ou três por cento.

As quatro habitações foram doadas pela empresa IT Sistemas Construtivos que é a detentora da patente da tecnologia. As quatro famílias contempladas pagarão apenas pelo terreno onde foram construídas as casas, com prestações acessíveis. As residências estão localizadas na Cidade Industrial de Curitiba no Paraná e serão acompanhadas periodicamente pela empresa e também pela COHAB, pois a partir da avaliação e aprovação do novo método será possível utilizá-lo na construção de moradias de interesse social, reduzindo drasticamente o prazo de entrega, uma vez que todo o processo se torna mais ágil do que o método convencional de construção.

As casas são formadas por painéis de fibra de vido que foram produzidos na indústria e posteriormente levados ao canteiro de obra para montagem. Segundo a empresa responsável todo o processo de construção leva até 48 horas, tendo como vantagem a agilidade, sustentabilidade e também tornam o canteiro de obras muito mais limpo e organizado.

As instalações elétricas e hidráulicas são embutidas nos painéis que formam as paredes da casa. O material é de alta qualidade, por essa razão ele não apresenta rachaduras, infiltrações ou deterioração precoce, pois foi projetado para oferecer uma alta durabilidade, assim como o método tradicional.

O método agora será avaliado para ser utilizado em grande escala nas novas moradias de interesse social do município. Os resultados apresentados até agora tem se mostrado bastante positivo, nas próximas semanas as famílias que receberam as chaves, já devem mudar, com isso será possível tirar conclusões sobre a habitabilidade das unidades construídas com o novo padrão.
0 comentários:
Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...