Financiamento do Minha Casa, Minha Vida mesmo com Nome Sujo

O programa habitacional Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal tornou possível a aquisição da casa própria por muitos brasileiros, entre eles os de baixa renda, atualmente até mesmo as famílias que ganham um salário mínimo tem a oportunidade de fazer um financiamento pela faixa I (um) do MCMV. Uma dúvida bastante comum e enviada com regularidade para o site é com relação a restrições no CPF. Para esclarecer essas e outras dúvidas resolvemos elaborar uma matéria explicando a diferença entre a primeira, segunda e terceira faixa de renda do MCMV.



Apenas a faixa I (um) que é voltada para famílias de baixa renda não faz a análise de risco.

Posso financiar uma casa ou apartamento estando com o “Nome Sujo”?

Depende, se a sua renda se enquadra na faixa I (um) que é voltada exclusivamente as famílias com renda bruta de até R$ 1,6 mil não há problema ter o nome incluso nos órgãos de proteção ao crédito pois o governo subsidia grande parte do valor do imóvel (podendo atingir até 96%), então a instituição financeira não possui risco visto que o cliente pagaria apenas 5% da sua renda durante dez anos, pois o valor restante seria custeado pelo governo. Essa regra vale tanto para o Banco do Brasil, quanto para a Caixa Econômica Federal.

Caso sua renda seja superior a R$ 1,6 mil (hum mil e seiscentos reais) então você não se enquadra mais na primeira faixa, podendo ser classificado como faixa II ou III, nessa modalidade a instituição financeira fará sim uma análise de risco, pois apesar de haver um subsídio do governo ele é bem menor do que o da primeira faixa. Além disso o financiamento é de longa duração, podendo ter até 30 anos (360 meses), por essa razão a burocracia é muito semelhante a um financiamento imobiliário convencional, com a diferença que dependendo da renda você terá direito a subsídio, taxas de juros menores, desconto nos seguros e prazos especiais para pagamento (até 360 meses).

CPF precisa estar regular na Receita Federal

Muita gente confunde restrição de créditos com CPF irregular na Receita Federal, ambos são situações distintas. Nenhuma pessoa pode contrair um financiamento habitacional caso esteja com o Cadastro de Pessoa Física em situação irregular, cancelada, suspensa ou nula, isso porque o documento não tem uma validade, até que seja regularizado a sua situação. Então, caso seu documento não esteja regular, procure regularizá-lo o quanto antes, pois você terá o financiamento recusado caso na data da análise de crédito o CPF apresente este status.

4 comentários:

  1. Olá, estou inscrita no programa MCMV desde 2012, somos em 4 aqui em casa, meu esposo( não somos casados) eu e minhas duas filhas, moramos de aluguel há 15 anos. Gostaria de saber se caso o meu nome seja sorteado corro risco de não conseguir ser aprovada, visto que o meu esposo esta com pendência com a caixa e possui um cadastro no MEI, que esta devedor, mesmo eu sendo a titular corro o risco de perder a casa por causa dos problemas no nome dele?

    ResponderExcluir
  2. Gostaria muiiiito de ter minha casa
    Em nome de Jesus eu creio é um sonho q eu tenho...

    ResponderExcluir
  3. Gostaria muiiiito de ter uma casa
    Em nome de Jesus...eu irei conseguir

    ResponderExcluir
  4. como faço para me inscrever?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...