Consulta ao CADMUT - Cadastro Nacional de Mutuários

O Cadastro Nacional de Mutuários (CADMUT) é mais um meio no qual os bancos e instituições financeiras utilizam para fazer a análise de crédito quando um cliente quer comprar uma casa ou apartamento, apesar deste cadastro estar a muito tempo no mercado, ele ainda gera muitas dúvidas, isto porque ele é facilmente confundido com o cadastro de inadimplentes, neste artigo vamos mostrar para que ele serve e também como fazer para solicitar a retirada do seu nome, caso considere que ele foi cadastrado indevidamente.


Além de ser utilizado para cadastrar quem contrai financiamentos habitacionais, o Cadmut também pode ser utilizado pelo governo para inserir aqueles que receberam imóvel através de programas habitacionais, com subsídios ou então doado pelo Governo.

Não se trata de cadastro de devedores – A primeira coisa a se esclarecer sobre o CADMUT é que ter o nome incluso nele não significa que você é um inadimplente, isso porque ele é apenas um cadastro no qual constam pessoas que contraíram algum tipo de financiamento habitacional, seja para a compra de um imóvel, terreno ou ainda materiais de construção. O Cadastro de Mutuários tem por objetivo criar um banco de dados com o nome de todas aquelas pessoas que estão financiado algum imóvel, dessa forma se você tentar fazer mais de um financiamento imobiliário, o banco saberá. 

É importante, no entanto, deixar claro que o fato do nome estar incluso no Cadmut não impede que a pessoa faça novos financiamentos, no entanto, observe que ele poderá dificultar uma vez que o banco ou instituição financeira saberá que você já tem o orçamento comprometido com o arrendamento de algum bem. Caso tenha renda compatível, é muito provável que o cadastro de mutuário não o atrapalhe, porém ele deverá sempre ser levado em contato pela instituição no momento da análise de crédito, pois ele é justamente uma ferramenta de avaliação de risco.

Consulta pela internet

A CEF (Caixa Econômica Federal) é a administradora do cadastro, pela internet qualquer cidadão pode consultar se seu nome está incluso, para isso basta que ele acesse o SICDM (Sistema de Cadastro de Mutuário) através do endereço www.sicdm.caixa.gov.br para utilizar a ferramenta é preciso estar logado em sua área restrita, caso ainda não possua cadastro é possível se cadastrar pelo próprio portal, no entanto, o cadastro da senha só pode ser feito por meio de um Número de Inscrição Social (NIS) que pode ser o PIS ou PASEP.

Como tirar o nome do CADMUT

A retirada não pode ser feita pelo cidadão, o descadastramento do CADMUT só pode ser feito pela instituição bancária que é detentora do financiamento. O nome deve ser retirada assim que houver a quitação do imóvel ou crédito imobiliário, tais como: financiamento de casa, apartamento, terreno, material de construção, imóvel na planta, etc. Caso já tenha acontecido a quitação e seu nome continue listado no Cadastro Nacional de Mutuários, entre em contato com a instituição financeira que o cadastrou, para solicitar a retirada.
0 comentários:
Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...