Como retirar o nome do CADMUT - Cadastro Nacional de Mutuários

Para se fazer um financiamento de um imóvel é preciso passar por uma certa burocracia, são vários documentos envolvidos. Muitas pessoas acabam descobrindo que estão com o nome no CADMUT, o que em muitos casos pode gerar a recusa do financiamento pela instituição financeira. Apesar dele existir a bastante tempo, são poucas as pessoas que sabem realmente para que ele serve, inclusive muitos funcionários acabam informando erradamente que se trata de um cadastro de devedores, quando na verdade ele é apenas o Cadastro Nacional de Mutuários.


O Cadastro Nacional de Mutuário tem por objetivo identificar em uma única plataforma todas as pessoas com financiamentos habitacionais em andamento e também aquelas que foram beneficiadas com imóvel doado e/ou subsidiado pelo governo. A baixa do cadastro acontece assim que houver a quitação do financiamento.

O que é?
O CadMut é o Cadastro Nacional de Mutuário, nele constam todas as pessoas que contraíram financiamento imobiliário ou que receberam imóvel doado ou subsidiado pela união. O cadastro funciona também como uma proteção contra fraudes ao sistema financeiro nacional, pois informa as instituições que determinado cidadão já possui um financiamento em vigor, condições do financiamento, valor, prazo, região do imóvel, etc.

Atualmente o CADMUT é a administrado pela Caixa Econômica Federal através do Sicdm. Os cidadãos podem efetuar pela internet a consulta ao Cadastro Nacional de Mutuários, para saber se está incluso, caso esteja, poderá ou não ter o financiamento aprovado. Pois o CADMUT é apenas uma ferramenta, nada impede que uma pessoa realize dois financiamentos ao mesmo tempo caso tenha renda compatível, no entanto, isso varia conforme análise da instituição bancária.

Exclusão do cadastro

A retirada do nome do CADMUT deve ser feita pela própria instituição financeira com o qual você realizou o financiamento. Essa exclusão é realizada assim que houver a quitação do financiamento imobiliário. O que acontece bastante é a instituição financeira esquecer de fazer a retirada do nome do cadastro e quando o cliente tenta fazer um novo financiamento tem a desagradável surpresa de descobrir que seu nome ainda está incluso no Cadastro Nacional de Mutuários. Por essa razão é importante realizar uma consulta através do site da CEF, veja abaixo como fazer.

Consulta
A consulta deve ser efetuada através do site www.sicdm.caixa.gov.br é necessário informar o login e senha de acesso. Se este for o seu primeiro acesso à plataforma, poderá efetuar gratuitamente o seu cadastro no site da Caixa Econômica Federal. Obs: o cadastro não é tão simples de ser efetuado, pois o site da CEF é um pouco instável, então tente em horários alternados. Lembrando que você precisará de um número social, pode ser PIS, PASEP ou NIS (Número de Inscrição Social.

Um comentário:

  1. boa noite faz mas de mês qui tento fazer com q tirem meu nome do cadmud e ate agora não consegui eu não sabia qui meu nome estava com essa restrição so descobri porq fui financia uma casa ainda estou em processo já dei entrada e ate agora nada como devo prosseguir já estou com toda documentação pronta na imobiliária carta aorovada tudo ok so esta dependendo desse cadmud mim ajude [email protected]
    .com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...