Bolsa Aluguel e Aluguel Social do Governo

O Bolsa Aluguel é um benefício pago as famílias que vivem em situação emergente, isto é, que moram em áreas de risco, estão sendo despejadas, áreas de reintegração de posse, áreas declaradas utilidade pública, impossibilidade de pagamento de aluguel, entre outras situações. Ele também é conhecido como Aluguel Social e ficou bastante conhecido nos últimos anos devido a catástrofes climáticas, reintegrações de posse, retirada de famílias de "submoradias" ou “favelas”, isso porque as prefeituras tem concedido esse benefício, que é temporário e tem finalidade de resguardar a vida e a dignidade das famílias que estão em situação emergencial.



A prefeitura não paga o benefício diretamente as famílias, o mesmo é depositado diretamente na conta bancária do proprietário do imóvel. É necessário também que seja feito um contrato de locação entre o morador e o proprietário do imóvel e entregue o mesmo a prefeitura para que possa manter o registro e fiscalização sempre que necessário.


QUANTO É O BENEFÍCIO 
O valor depende muito de acordo com a região que a pessoa mora e o valor de mercado do aluguel, algumas cidades como Capitais o preço do aluguel está disparado, então o governo paga um valor maior para essas regiões, já em cidades do interior o valor do benefício costuma ser menor justamente porque o aluguel é mais barato.

O valor do Aluguel Social ou Bolsa Aluguel varia de R$300,00 (trezentos reais) a R$700,00 (setecentos reais) dependendo do município e do valor destinado a este tipo de assistência.


COMO SOLICITAR
Conseguir o bolsa aluguel nem sempre é fácil, isso porque é preciso comprovar que você está em situação emergente e que necessita do poder público para intermediar a sua segurança habitacional e de seus familiares. A indicação do Bolsa Aluguel normalmente é feito por órgãos da Defesa Civil assim que constatado risco eminente a família, ela também pode ser encaminhada através da Assistência Social da Prefeitura do município em que reside.


Se você está em situação crítica e não pode pagar aluguel, recomendamos que procure um Assistente Social da prefeitura de seu município para ver se o aluguel social está disponível. Em algumas cidades esse benefício não existe e as famílias em risco sem encaminhadas para abrigos ou albergues da prefeitura.


Para se ter uma ideia da importância desse benefício, em algumas regiões onde aconteceram catástrofes isso poderia ter sido evitado se as prefeituras tivessem cadastrado as famílias nesse tipo de programa.


PRAZO DO BOLSA ALUGUEL 
É importante ressaltar que o benefício é temporário, normalmente as próprias legislações municipais determinam o prazo máximo do benefício que pode ser pago até que as famílias sejam encaminhadas para Programas Habitacionais como por exemplo: CDHU, Minha Casa Minha Vida, Casa Paulista, COHAB ou qualquer outro programa de habitação popular, seja da esfera Municipal, Federal ou Estadual.

2 comentários:

  1. aonde posso me cadastrar para o bolsa aluguel.onde tem os indereço

    ResponderExcluir
  2. eu ja recebou o aluguel mais ainda nao foi renovado so o roneivon mendes lima

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...