Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compra e Venda de imóvel de Programa Habitacional - CDHU e Minha Casa Minha Vida

Os programas Habitacionais foram criados para ajudar as famílias de baixa renda a conquistarem a tão sonhada casa própria. Porém o que para muitos é a realização de um sonho, para outros trata-se de um investimento, isso porque muita gente haja de má fé e ao receberem ou serem contemplados com casas ou apartamentos da CDHU, Minha Casa Minha Vida ou outros, acabam vendendo de forma ilegal o apartamento ou casa, essa situação é muito rotineira. Outra coisa que acontece muito é a pessoa que recebe o imóvel alugar ou então transformá-lo em ponto comercial, isso é proibido e está no contrato de forma clara “O Imóvel deve ser destinado exclusivamente para moradia própria, não podendo ser vendido, alugado ou usado como ponto de comércio”.

É possível repassar o contrato
Alguns programas habitacionais como a CDHU, recentemente permitiu que os imóveis recebidos fossem vendidos ou repassados a terceiros antes de sua quitação. No entanto é preciso que a CDHU aprove o novo mutuário. Se você quiser comprar ou vender um apartamento ou casa da CDHU de forma legal, consulte a companhia para verificar a possibilidade.
O Minha Casa Minha Vida não permite que os imóveis seja vendidos antes de sua quitação, qualquer venda, aluguel ou repasse é ilegal. Caso seja descoberto a pessoa inclusive pode ser processada por isso, pois segundo o contrato não é permitido.

Muitos que recebem apartamentos ou casas da companhia são porque merecem, no entanto infelizmente a muita gente que acaba sendo contemplado por um programa habitacional e não dá valor. Pagar em média R$50,00 por mês por uma prestação de um imóvel e ainda assim não dá valor ou então tirar a oportunidade de outra pessoa. É essa a realidade. As autoridades e órgãos federais, estaduais e municipais responsáveis por esses programas tem apertado a burocracia para cadastrar essas famílias que devem ser de baixa renda e não possuir imóvel em qualquer parte do território nacional.

Se você conhece alguém que recebeu algum imóvel de forma irregular, vendeu, alugou ou então está usando como ponto de comércio, denuncie as autoridades responsáveis pelo financiamento. No caso de imóveis da CDHU a denúncia pode ser feito a companhia, e no caso do Minha Casa Minha Vida no Banco Financiador Caixa ou Banco do Brasil ou ainda na prefeitura do município.

É um risco muito grande comprar um imóvel com contrato de gaveta, pois quem garante que a pessoa irá querer passar o imóvel para o seu nome depois que o financiamento for quitado? Isso é muito comum do que as pessoas imaginam, existem muitos processos desse tipo tramitando na justiça. Por isso se for comprar um imóvel de um Conjunto Habitacional ou Programa Habitacional entre em contato com a responsável pelo financiamento para verificar a possibilidade de transferência do financiamento.


8 comentários:

  1. tem casa para venda aqui no rio ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostaria de saber se tem casa popular para vender no rio de janeiro,se for possilvel no bairo de vaz lobo.







      Excluir
  2. eu me chamo adriano na aguento mais pagar aluguel aqui na cidade de campinas pque esta muito caro e cada dia esta ficando mais dificio a gente viver de aluguel pque esta com o valor bem superio do salario menimo os brasileiros nao tem condiçoes de viver de aluguel nao eu so um cidadao brasileiro e o dinheiro que ganho fica 80/.para o aluguel e muito dificio viver assim so da para compra arroz e fejao ja nao sei que e um sabor de uma carne pque e so ovo tdos os dias olhe a minha situaçao que deus te ajudara

    ResponderExcluir
  3. eu me chamo adriano moro no bairro sao domingos meu edereço e rua altair aparecido coelho numero 131 moro de aluguel ja nao estou mais aguentando pagar pque o aluguel aqui em campinas esta mais alto doque o salario minimo e dificio a populaçao de salario minimo sobreviver pagando aluguel aqui no brasil eu gostaria muito de ganha uma casa popula da prefeitura para que eu posso ser um cidadao com uma estrutura de uma qualidade de vida ficarei muito granto se as minhas presses forem ouvidas

    ResponderExcluir
  4. Boa Tarde. Eu comprei um imovel de uma pessoa que ganhou a casa, só que a pessoa foi morar na banhia. Como faço para passar para o meu nome???? Já faz cinco meses que estou morando na casa e pagando as prestações no nome dela. Me ajudem por favor

    ResponderExcluir
  5. Anonimo de 17/01/14 você está perdendo seu dinheiro pagando a casa no nome de outra pessoa, essas casas NÃO PODEM SER VENDIDAS OU LOCADAS.
    Entre em contato urgente com a pessoa que supostamente "vendeu".

    ResponderExcluir
  6. O da CDHU eu sei que pode transferir o contrato depois de dois anos, mas o do Minha Casa, Minha Vida é só depois de dez anos conforme me falaram.

    ResponderExcluir
  7. continui pagando em nome da pessoa e guarde o recibo pois o valor e menor q o aluguel e se depois de quitado a pessoa quiser o imovel vai ter q reembolsar o q vc pagou .....

    ResponderExcluir